Funções Oxigenadas

As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster.

As funções oxigenadas abrangem compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Esses átomos se ligam de diferentes maneiras formando uma infinidade de cadeias carbônicas, e por isso, esse é um grupo enorme e bastante diversificado de compostos.
Todas essas substâncias são classificadas nos seguintes grupos funcionais:
* Alcoóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono saturado;
* Fenóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono pertencente a um anel benzênico;
* Enóis: Possuem uma hidroxila (−OH) ligada a um carbono insaturado;
* Aldeídos: Possuem o grupo carbonila (C ? O) ligado a um hidrogênio;
* Cetonas: Possuem o grupo carbonila (C ? O) entre dois carbonos;
* Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carbonila (C ? O) ligado a uma hidroxila;
* Ésteres: São formados pela troca de um hidrogênio da carboxila dos ácidos carboxílicos por algum grupo alquila ou arila;
* Éteres: Possuem o oxigênio entre dois carbonos.
Existem compostos oxigenados que são naturais e estão presentes em processos metabólicos importante, tais como o açúcar, a glicerina, o colesterol e o amido. E existem também compostos orgânicos presentes em produtos utilizados no cotidiano, como perfumes, plásticos, combustíveis (como o etanol mencionado na figura acima), essências, entre outros. Esses compostos possuem grande importância econômica, pois participam de muitas reações realizadas em indústrias para a produção de diversos materiais.
Nos artigos a seguir você poderá entender melhor sobre a constituição e propriedades desses compostos, bem como aprender a realizar suas nomenclaturas seguindo as regras estabelecidas pela IUPAC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Química Dos Compostos Orgânicos